- Área: 260 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Conceito
Devido à rápida urbanização, muitas cidades no Vietnã estão perdendo seu espaço tropical verde e paisagens de baixa densidade para dar lugar a uma metrópole densamente povoada. O aumento do risco de inundação, junto com a grave contaminação do ar nas zonas urbanas, dão lugar a esta situação e a nova geração vietnamita está desconectada da natureza.
Neste contexto, Vo Trong Nghia Arquitetos está desenvolvendo uma série de projetos habitacionais: "Casa das árvores", para criar espaços verdes dentro de um bairro de alta densidade. Como projeto mais recente da série, esta residência se esforça para trazer verduras e forjar uma íntima relação entre o ser humano e a natureza.
Contexto
A casa está situada numa zona urbana planejada cuidadosamente, onde os residentes construíram até a altura máxima permitida. A busca pela área máxima construída reduziu a quantidade de espaços verdes. Ao cultivar verduras, cada casa pode servir como um pequeno parque num bairro denso.
Planejamento
A casa está desenhada para uma típica família vietnamita com três gerações. Cada função privada está envolvida por uma caixa de concreto que aparentemente se amontoa aleatoriamente. As lajes horizontais de concreto, entre caixas, são os terraços onde crescem as árvores. Estes espaços ao ar livre servem como sala de estar e jantar onde as pessoas se reúnem.
Material
A série "Casa das Árvores" sempre presta atenção especial aos materiais locais e naturais. O que faz com que este projeto seja especial é a parede de terrazzo, um material popular nos anos 80, mas esquecido nos últimos anos.